#CuriosidadesNuvebs – A Presença Feminina no Meio Tecnológico
Você sabia que tiveram muitas mulheres importantes na história da Tecnologia? Vamos trazer semanalmente conteúdos com alguns nomes que fizeram a diferença na #CuriosidadesNuvebs.
Conheçam Grace Brewster Murray Hopper, também conhecida como a “Rainha da Programação”. Quando se fala em pioneirismo, Grace tem diversos títulos para chamar de seus.
Foi a primeira mulher a se formar na prestigiosa Universidade de Yale, nos Estados Unidos, com um PhD em matemática, além de ter sido almirante e analista de sistemas da marinha nas décadas de 1940 e 1950.
No campo da tecnologia, ela foi uma das criadoras do COBOL, uma linguagem de programação para bancos de dados comerciais. Também criou linguagens de programação para o UNIVAC, o primeiro computador comercial fabricado nos EUA.
Sua história mais famosa é sobre a criação do termo popular “bug” para indicar problemas em software. Ela teria resolvido um problema de processamento de dados ao remover uma mariposa que estava criando ninho dentro de um computador, indicando que um “debugging”, ou a remoção de um “inseto” é o melhor caminho para resolver falhas de funcionamento.
Após ter ganho diversos prêmios da tecnologia, faleceu aos 85 anos em 1992. Uma de suas principais frases se tornou o principal mantra para as mulheres que lutam por representatividade na indústria da tecnologia: “É mais fácil pedir perdão do que permissão”.